Assim caminha o mundo. Melhores do World Press Photo 2019

 

43 fotógrafos de 25 países foram escolhidos para participar da 62a edição do World Press Photo 2019, um dos mais importantes concursos de fotografia jornalística do mundo. Uma seleção final de seis imagens foram escolhidas, e 3 outras concorrerão a um novo prêmio instituído pelo certame, o World Press Story of the Year, que premiará a melhor foto de reportagem. Abaixo, algumas fotos da seleção final: todas elas refletem a dramaticidade pungente dos atuais momentos da história mundial.

Fonte: Site British Journal of Photography

Yana, garotinha de Honduras, chora quando sua mãe Sandra Sanchez é revistada por um policial da patrulha de fronteira dos Estados Unidos, em McAllen, Texas. Foto: John Moore.

Na África, a região do Lago Tchad (que já foi um dos maiores do continente, mas agora está reduzido a apenas 10% do seu tamanho original devido à desertificação que assola aquela área, já provocou cerca de 550 mil refugiados, 5 milhões de pessoas em situação de risco, e 500 mil crianças em estado de desnutrição crônica. Na foto, mulheres colhem água do lago. Foto: Marco Gualazzini.

Yorladis está grávida pela sexta vez, depois de cinco outras em que ela foi obrigada a abortar quando fazia parte das FARC, organização guerrilheira da Colômbia. Foto: Catalina Martin-Chico, Panos.

Um menino órfão caminha diante de um muro repleto de desenhos de granadas acopladas a foguetes de lançamento. Na aldeia de Bol, região do Lago Tchad, na África. Foto:  Marco Gualazzini.

Pessoas feridas recebem tratamento depois de ataque a gás na localidade síria de Al-Shifunieh, em 28 de fevereiro de 2018. Foto: Mohammed Badra.

Homem não identificado tenta bloquear a entrada de jornalistas na Embaixada da Arábia Saudita em Istambul, Turquia, durante a crise que sucedeu o assassinato no local do jornalista saudita Jamal Khashoggi, em outubro último. Foto: Chris McGrath

Petronella Chigumbura (30 anos), membro do esquadrão feminino da polícia florestal anti caçadores furtivos, patrulha o Parque Phundundu Wildlife, no Zimbabue. Foto: Brent Stirton.

Migrantes mexicanos e de outras nacionalidades correm em direção a um caminhão que decidiu lhes dar carona rumo à fronteira com os Estados Unidos, próximo à localidade mexicana de Tapanatec. Alguns motoristas cobram pelo transporte, mas a maioria deles fazem isso gratuitamente, a título de ajuda e de apoio. Foto: Pieter Ten Hoopen.

Pai e filho descansam depois de um dia inteiro de caminhada em direção à fronteira com os Estados Unidos na região de Juchitán, México. Foto: Pieter Ten Hoopen.

Wafa Ahmed Hathim (25 anos) perdeu sua perna esquerda quando um morteiro atingiu sua casa no porto iemenita de Hudaydah, em 8 de dezembro último. Foto: Lorenzo Tugnoli.

Internada na UTI do Al-Sadaqa Hospital, em Aden, a garota Taif Fares luta desesperadamente para respirar. Ela sofreu um ataque do coração após um bombardeio e precisava de cuidados constantes. Infelizmente um outro ataque suprimiu o abastecimento de medicamentos e de oxigênio do hospital. Taif morreu poucos dias após ter sido feita esta foto terrível. Foto: Lorenzo Tugnoli.

Estudantes competem no certame “Inspeção de Cantar e Marchar”, em escola de Dmitrov, subúrbio de Moscou. Foto: Sarah Blesener.

Da série “State of Decay”  (Estado de Decadência). Foto: Alejandro Cegarra

Digno Cruz chora e grita os nomes dos seus netos desaparecidos em Guerrero, México. Seus corpos foram encontrados em valas comuns de 60 cemitérios clandestinos nas imediações de Iguala-Taxco. Foto: Yael Martinez.

Salvo da morte por caçadores furtivos, esse rinoceronte negro da África do Sul foi anestesiado e mandado para uma outra reserva da vida selvagem mais segura. O pano vermelho é para que, se ele acordar da anestesia, não invista contra os tratadores. Foto: Neil Aldridge.

 

Comentários

comentários