Dom ou talento? Masha Marshon sola a Meditação, de Jules Massenet

 

Seu nome é Masha Marshon. Ela tem 12 aninhos mas já é capaz de solar a “Meditação”, da ópera Thaís, de Jules Massenet,l com a Orquestra Filarmônica de Israel.

Após ouvir Masha, nosso amigo Luiz Carlos Araújo, de quem recebi este presente, fez uma sábia reflexão. Luiz Carlos pergunta: “Isso é um dom ou é talento? A palavra dom vem do latim (donus) que significa presente, dádiva. É algo com que a pessoa já nasce. É aquele algo especial que lhe permite realizar determinadas tarefas com grande facilidade. Percebemos muito isso nas artes e nos esportes. para os romanos antigamente, cada ser humano nasce com um dom, uma determinada capacidade que lhe foi ofertada por Deus, um presente divino.
A palavra talento vem do latim (talentum) que era antigamente uma moeda de ouro ou prata. Era usada na época de Jesus Cristo, onde através de uma de sua parábolas descrita no Evangelho de Mateus (Cap. 25 versículo 14 a 30) que a palavra talento passou a significar uma habilidade humana.
O talento é desenvolvido através de treinamento, determinação, persistência, disciplina, etc. É através do talento que aprimoramos nosso dom e nos tornamos capazes de realizar tarefas melhores dos que os outros e nos tornando diferentes e extraordinários.
Todo mundo, cada indivíduo tem um dom que precisa ser descoberto e desenvolvido, transformando-o em talento. Fazendo assim que cada um seja reconhecido separadamente pelo seu talento.
Meus alunos sabem que pergunto todos os dias em sala de aula: Qual é o seu talento?”

Vídeo: Masha Marshon, em “Meditação”, da ópera Thaís, de Jules Massenet.

Comentários

comentários

Comente