7 mitos sobre a raiva. E todos eles estão errados

 

 Desabafar ajuda? A gestão da raiva funciona? A raiva em si mesma não é necessariamente um sentimento negativo. O que, sim, pode ser perigoso e negativo é a forma errada de extravasá-la.

Por Amy Morin

Fonte: AmyMorinLCSW.com

A raiva é uma das emoções mais poderosas e mais mal compreendidas. Infelizmente, nossas ideias erradas sobre a raiva nos levam a vários comportamentos disfuncionais. Aqui estão 7 mitos sobre a raiva que precisam ser desmascarados. Já.

1. A raiva é uma emoção negativa. Puro mito. Não é ruim sentir raiva. Raiva é uma emoção normal, saudável. Na verdade, várias coisas muito boas resultaram da raiva e sentimentos de raiva podem levar a uma mudança positiva. Muitas injustiças sociais precisaram de pessoas que se tornaram irritadas. E se Martin Luther King nunca tivesse sentido raiva?

2. A raiva é a mesma coisa que a agressão. É mito. Muitas pessoas confundem sentimentos de raiva com ódio e comportamento agressivo. Enquanto sentir raiva é saudável, o ódio e os comportamentos agressivos não o são. Há muitas maneiras saudáveis de se lidar com a raiva, sem recorrer a ameaças ou violência.

3. Administração da raiva não funciona. É mito. A raiva pode perfeitamente ser administrada. Quando as pessoas carecem de habilidades para gerenciar sua raiva, suas emoções podem causar problemas em todas as áreas de sua vida. Muitos problemas de relacionamento, questões de carreira, e problemas legais resultam de expressões doentias do sentimento de raiva. Aulas de gerenciamento da raiva e terapia podem ser ferramentas poderosas que ajudam os indivíduos a reduzir suas explosões de agressividade. Terapia cognitiva-comportamental provou ser um tratamento eficaz para questões de gerenciamento da raiva. Pessoas sujeitas a explosões incontroláveis de raiva fariam muito bem em procurar ajuda terapêutica.

4. A raiva está toda na sua cabeça. Isso não é verdade. A raiva envolve bem mais do que aquilo que existe apenas na sua mente. Pense sobre a última vez em que se sentiu realmente irritado. É provável que a sua frequência cardíaca tenha aumentado, seu rosto ficado corado, e que suas mãos tenham tremido. Isso porque a raiva evoca uma resposta fisiológica, e é essa resposta que muitas vezes alimenta pensamentos de raiva que acabam se traduzindo em comportamentos agressivos. Aprender como relaxar seu corpo e sua mente é fundamental para reduzir as explosões agressivas.

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5. Extravase sua raiva, liberando-a até mesmo de forma violenta. Puro mito. Socar o seu travesseiro, destruir objetos ou o ambiente, gritar de forma desatinada, dizer tudo que está no seu coração, na verdade não “libera” sua raiva reprimida. Pesquisas demonstram, à exaustão, que desabafar a raiva dessa forma tem realmente um efeito oposto: quanto mais você extravasá-la dessa maneira, pior irá se sentir. Pior ainda: mais raiva irá acumular em sua mente e em seu coração.

6. Ignorar sua raiva, faz com ela vá embora. Suprimir a raiva também não é saudável. Sorrir para encobrir a sua frustração, negar seus sentimentos de raiva, ou, num esforço para manter a paz, permitir que outros lhe agridam ou tratem mal, pode fazer com que sua raiva reprimida se volte contra você mesmo. A raiva reprimida tem sido associada a uma grande variedade de problemas físicos e de saúde mental que vão da hipertensão à depressão.

7. Homens são mais irritados do que as mulheres. É puro mito. Pesquisas mostram consistentemente que os homens e as mulheres experimentam a mesma quantidade de raiva. Eles apenas a expressam de forma diferente. Enquanto os homens são mais propensos a serem agressivos e impulsivos nas suas expressões de raiva, as mulheres são propensas a usar uma abordagem mais indireta, tipo: colocar alguém para fora de suas vidas.

Maneiras saudáveis de se lidar com a raiva.

A melhor maneira de se lidar com a raiva é encontrar uma maneira saudável de expressá-la. Transformar a raiva em algo construtivo. Criar mudanças positivas ou responder assertivamente são as melhores maneiras de se lidar com as emoções de raiva.

Antes que você possa expressar suas emoções, no entanto, você precisa entender como você está se sentindo. Pratique exercícios de identificação correta do seu sentimento quando você se sente frustrado, decepcionado, ou completamente irritado.

Preste atenção aos sinais de alerta precoces de que você está ficando com raiva. Faça um intervalo para se acalmar antes de sua raiva atingir níveis explosivos. Vá caminhar ou faça alguma respiração profunda para acalmar seu corpo e sua mente. Quando você estiver em estado mais calmo, tome medidas ativas para resolver os problemas e se expressar de forma mais produtiva. Incrementar sua inteligência emocional pode impedir você de dizer e/ou fazer coisas das quais poderá se arrepender mais tarde.

(*) Amy Morin é uma assistente social hospitalar licenciada, psicoterapeuta, professora universitária de psicologia e especialista em força mental. Reconhecida internacionalmente, é autora de vários bestsellers. Amy trabalha como Especialista na Formação de Adolescentes e Disciplina Infantil no site About.com. É colaboradora da revista Forbes, onde assina uma coluna semanal para focar aspectos psicológicos dos negócios.

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