Árvore eletrônica. Sombra, água fresca, recarga de celulares e wi-fi grátis

 

Por enquanto elas estão plantadas em poucos lugares do mundo, tais como Nevers, na Franca, e Charlotte, nos Estados Unidos. Mas não vai demorar para que cresçam nas praças públicas de todas as cidades. São as eTrees, as “árvores eletrônicas”. Além de uma boa sombra, fornece tudo o que um típico cidadão conectado do século 21 precisa, de wi-fi grátis a recarga de celulares. E bebedouros para cachorros.

Por: Equipe Oásis

 A eTree instalada em Nevers, na França: desenho inspirado na acácia e recursos para acolher todos os que não podem ficar desplugados (Foto: Philippe Desmazes / AFP)

Ficar sem conexão com a internet ou com o smart­phone descarregado são pesadelos indescritíveis para milhões e milhões de pessoas no mundo, e pensando em contornar esses obstáculos a empresa franco-israelense Sologic – Renewable Energy Systems criou uma “árvore” sintonizada com tais necessidades. Inspirada no formato de uma acácia, árvore típica de Israel, a eTree está equipada com “folhas” fotovoltaicas e aparelhos que possibilitam recarga de telefones celulares, tablets, laptops e bicicletas elétricas, wi-fi gratuita, iluminação de LED à noite, tela de cristal líquido destinada à exibição de informações para os usuários (entre elas a quantidade de eletricidade produzida ali), dispositivo com água gelada e bebedouro para animais – além de oferecer uma boa sombra, como sua similar da natureza. A peça tem altura de 4,5 metros e peso total de 1.250 quilos. A eTree foi “plantada” pela primeira vez em Paris, durante a Conferência do Clima (COP 21) de 2015, mas demorou a retornar à Europa. Antes disso, exemplares dela foram instalados em Israel, nos Estados Unidos e no Caribe. Em 29 de maio, a árvore elétrica voltou ao solo europeu, agora em Nevers, no norte da França.

Na cidade norte-americana de Charlotte, uma outra eTree domina uma esquina bem em frente ao Estádio Banco da América. Como folhas de uma grande palmeira metálica, os seus sete painéis solares giram lentamente do leste para o oeste, o dia todo, acompanhando o movimento do Sol.

Como suas congêneres que começam a surgir em ruas e praças de vários países, a árvore de Charlotte oferece luz de leds durante a noite, sombra durante o dia, wi-fi gratuito, carregadores USB e alguns bancos sempre disponíveis para quem está cansado. Inclusive um bebedouro de água fresca para cachorros, ao rés do chão. A eTree é um pequeno oásis de concreto, aço, e alta tecnologia.

A árvore de Charlotte, custou 70 mil dólares e foi paga por um grupo de investidores associados (shareholders). Está em funcionamento há poucas semanas, embora ainda em fase de testes. É alimentada por duas baterias ácidas de lítio que podem manter seu abastecimento por 48 horas. Se tudo der certo, dentro em breve cada praça de Charlotte terá uma dessas eTrees à disposição dos moradores. Logo, se espalharão pelo mundo todo. E se tornarão um símbolo da nova era eletrônica que, por sinal, já estamos vivendo.

Vídeo: eTree

Comentários

comentários