Alfonsina y El Mar. Na voz única de Mercedes Sosa

 

Meu Face amigo John Manuel, peruano de Nova York, me pede um acordo de reciprocidade entre meu blog e o site The Peruvian Intercultural Association (PICA), criado para divulgar e discutir cultura e tradição da América Latina. Aceitei na hora. Esse site é um celeiro de tesouros culturais e artísticos de nossa gente. Aqui vai, vinda do PICA, uma obra prima: o vídeo de Mercedes Sosa cantando “Alfonsina y el Mar”, dedicada à poetisa argentina Alfonsina Storni (na foto de abertura). Curta, comente, compartilhe.

 Fonte: The Peruvian Intercultural Association – PICA  

Todos se lembram dessa canção: Alfonsina y El Mar é uma zamba que já foi interpretada por dezenas de artistas em muitos países do mundo. Talvez o que muitos não saibam é que essa canção foi dedicada a uma poetisa argentina de origem suíça, Alfonsina Storni.

Essa maravilhosa melodia foi composta pelo pianista argentino Ariel Ramirez, e a letra foi produzida por Félix Luna. A primeira gravação foi pela voz de Mercedes Sosa, em 1969, em seu disco “Mujeres Argentinas”, que fez dela uma cantora internacionalmente imortal.
Alfonsina y El Mar é uma homenagem à vida e obra de Alfonsina Storni, pensadora arguta e feminista que estava muito à frente da sua época. Tal como a inglesa María Wollstonecraft, ela se suicidou em 1938 atirando-se às águas de Mar del Plata.

Muitas histórias legendárias foram tecidas sobre o seu suicídio, bem como sua vida, e sobre a própria canção. Por exemplo, dizia-se que a letra corresponderia a uma carta de despedida que ela teria escrito pouco antes de cometer suicídio. Mas tudo leva a crer que essa hipótese não é verdadeira.

Em todo caso, quando o pai do pianista, Zenón Ramírez, que fora professor de Alfonsina, contou para o filho a história trágica da escritora, provocou em Ariel um sentimento profundo que, logo depois, se converteu em uma das canções mais belas do idioma espanhol.
A vida de Alfonsina chegou ao cinema, 19 anos depois da sua morte, em 1957, e sobre ela foram feitos vários documentários. En 2012, no Chile, foi feito o filme “Alfonsina y el Mar”, com a cantora e atriz peruana Magaly Solier, em uma produção italiana. A película marcou o retorno às telas como protagonista de Lucia Bosé, famosa atriz italiana, mãe do cantor Miguel Bosé.

Vídeo: Alfonsina y el Mar, com Mercedes Sosa (Abaixo, após o vídeo, está a letra original da canção).

Alfonsina Y El Mar
Letra de: Félix Luna
Por la blanda arena
Que lame el mar
Su pequeña huella
No vuelve más
Un sendero solo
De pena y silencio llegó
Hasta el agua profunda
Un sendero solo
De penas mudas llegó
Hasta la espuma
Sabe Dios qué angustia
Te acompañó
Qué dolores viejos
Calló tu voz
Para recostarte
Arrullada en el canto
De las caracolas marinas
La canción que canta
En el fondo oscuro del mar
La caracola
Te vas Alfonsina
Con tu soledad
Qué poemas nuevos
Fuíste a buscar?
Una voz antigüa
De viento y de sal
Te requiebra el alma
Y la está llevando
Y te vas hacia allá
Como en sueños
Dormida, Alfonsina
Vestida de mar
Cinco sirenitas
Te llevarán
Por caminos de algas
Y de coral
Y fosforescentes
Caballos marinos harán
Una ronda a tu lado
Y los habitantes
Del agua van a jugar
Pronto a tu lado
Bájame la lámpara
Un poco más…

Comentários

comentários