Vou mudar de carapaça! Aliás, já mudei.

Esse aí sou eu, cabelos ao vento (os cabelos que restam, é claro), em outubro último, no alto do Castelo de Quéribus, cordilheira dos Pirineus, na fronteira da França com a Espanha. Esse castelo foi o último reduto de um grupo de cátaros, heréticos cristãos que lá pelos idos do século 12 e 13 fizeram furor no sul da França.

Prezados amigos, deixo a partir desta semana o cargo de diretor de redação da revista Planeta, que venho ocupando nos últimos sete anos. Fica no meu lugar o jornalista Ricardo Arnt, que certamente tocará a revista com competência e bom critério. Ricardo é da área de economia, com bom preparo e experiência num setor crucial do atual momento histórico: o da sustentabilidade.

Continuarei escrevendo, produzindo artigos e reportagens para Planeta. Trata-se de uma velha companheira, à qual estive ligado mais ou menos estreitamente nos últimos 30 anos. Não seria agora, quando já dobro o Cabo da Boa esperança, que começaria a abandonar os bons amigos. Mas o farei a partir do meu novo escritório, na Livraria Pega-Sonho, Rua Martinico Prado 372, Bairro Higienópolis, em São Paulo.

A entrada do Castelo de Quéribus. O panorama que se descortina lá do alto é de tirar o fôlego. Escreverei nos próximos dias uma matéria sobre os cátaros e sobre a história desse castelo. Sairá na Planeta de fevereiro, e também neste blog.

Mudar de ares faz bem. Mudar de carapaça – como ensina a historinha da lagosta, que escrevi para este mesmo blog – faz melhor ainda.

Terei mais tempo e energia para escrever, para ler, para viajar, para praticar natação e mergulho (esportes que adoro), para ir ao cinema no final da tarde, para papear com os amigos, para ficar na rede tomando água de coco e pensando na vida, para cuidar deste meu site/blog que, logo logo, se tudo der certo, irá se transformar em portal. Para tanto, precisarei de vocês.

Na agitação que vivi nas últimas semanas, não tive e não terei condições de enviar a cada um de vocês o meu abraço de Feliz Natal, os meus votos de Feliz Ano Novo. Eu o faço agora, agradecendo a todos a maravilhosa acolhida que dispensaram ao meu blog neste seu primeiro aninho de vida. É exatamente essa acolhida que me dá forças não apenas para tocar o barco, mas também para caraminholar projetos mais ambiciosos. Aguardem.

Um abração do Luis Pellegrini

Comentários

comentários

33 ideias sobre “Vou mudar de carapaça! Aliás, já mudei.

  1. Luis Pellegrini Autor do post

    Caros Elizabeth e Miguel, o nome da livraria era Zipak. Durou até o ano 2000… Obrigado pela boa lembrança.

  2. Elizabeth

    Caro Luis, eu e meu marido Miguel, andávamos muito na livraria que voce e sua irmã tinham lá na Rua Dr. Vila Nova,já há 30 anos, depois nossos caminhos mudaram ,mas a busca continua a mesma, este é um lugar que ainda quero ver nesta encarnação (sul da França) , e como era mesmo o nome da livraria ??
    abs. Beth e Miguel

  3. Luis Pellegrini Autor do post

    Maria Aparecida: Vocês ainda vão me matar do coração! Obrigado, abração do Luis.

  4. m.aparecida conti

    Voce sabe qual é a diferença entre um simples jornalista, e um grande escritor? pois vou te dizer: É A ALMA!!! se lembra desta: “tudo está bem e vale a pena, quando a alma não é pequena”??? e só por isso te perdoou pelo abandono… afinal não se larga um casamento de 30 anos impunemente! e o teu castigo será a certeza que TODOS teus leitores da Planeta, te seguirão implacavelmente, e mesmo que as vozes não se façam presentes, (ao menos claramente), voce saberá sempre, da (nossa) presença, da (nossa) espera, e por isso a responsabilidade com estes meros mortais, carentes e dependentes das pérolas, que voce deixa escapar dessa mente transbordante…
    Com certeza vou te conhecer este ano, na Pega-Sonho…
    Um grande beijo no seu coração, seja feliz!

  5. Luis Pellegrini Autor do post

    Cleide, um dia ainda hei de baixar com você nesse terreiro havaiano! Feliz 2011, beijão extensivo a filhota.

  6. Cleide Guedes

    Queridissimo,
    Fico feliz com a noticia. Mando um Aloha!aqui do Hawaii e meus votos para que v. se realize nessa nova aventura! Tudo de bom. 2011 esta comecando bem. Vai tudo sem acento e sem c cedilha, porque essa terra desconhece essas firulas. Beijao,
    IN LUX
    Cleide

  7. Luis Pellegrini Autor do post

    Marylíssima! Os bons votos são recíprocos, pra vc e toda a família. Saudes. Espero rever vc em breve. Vou acionar La Kawall per una serata insieme. Bacio. Luis

  8. Marylou Simonsen

    Luis meu querido amigo!
    Feliz Ano Novo, Feliz Vida Nova!!!
    Bjs com muitas saudades
    Marylou

  9. Luis Pellegrini Autor do post

    Obrigado, Ana Maria! Mas o que acho realmente é que não sei nada de nada… Apenas arranho um pouquinho, tentando entender o sentido das coisas. Um abração. Luis

  10. Ana Maria

    Luis
    Você é meu guru, sabe tudo de tudo, sempre cativando e abrindo novas portas para o conhecimento. Boa sorte na nova empreitada.
    Ana Maria

  11. Letícia Cavichioli

    Luis, parabéns pelo excelente trabalho na revista Planeta! Trabalho jornalístico impecável,informações de qualidade baseadas em princípios éticos importantíssimos. Fico feliz com seu projeto de dedicar-se mais à ampliação do blog, pois o conteúdo é muito bom!
    Grande abraço!

  12. Luis Pellegrini Autor do post

    Olá Vinicius! Bom ter mensagem sua para ter sorte neste começo de ano. Obrigado, meu caro. E prepare-se: este ano, em Campina, vou precisar de uns conselhos seus para incrementar o meu site/blog. Um abraço, saudade de todos vocês da Nova Consciência. Luis

  13. Vinícius Lima

    É, a mudança renova as nossas vontades. Dentro de um emaranhado de afazeres, temos que ter a capacidade de olhar de fora, de delegar funções que teimamos em realizar, mesmo encurtando todo nosso tempo.
    Adoramos a sua amizade e o seu trabalho na Revista Planeta, que aliás tem muitos fãs aqui na Paraíba.
    Abração Pellegrini!!
    Vini

  14. Luis Pellegrini Autor do post

    Oi Goreth! Já vi seu nome e lembro bem dele. Obrigado pela sua presença. E fique na linha. Este ano terei novidades no blog. Só ainda não sei exatamente quando…
    Abração, Goreth. Feliz 2011

  15. Goreth terças

    Olá.Sou sua seguidora, adoro abrir o blog e acompanhar suas caminhadas, sigo ate o que vc escreve, fiz uma adaptacao de sua ideias em meu perfil, um grande abraço e um ano novo com saúde e muitas viagens. Goreth Terças

  16. Luis Pellegrini Autor do post

    Meu caro Ícaro, agradeço suas palavras! Será muito bem vindo quando quiser me visitar. Feliz 2011, abração do Luis.

  17. Ícaro Greco

    Querido amigo Pellegrini – você nos ensinou tanto com seus textos, comentários, conselhos que é somente assim que nós podemos lhe ver -, eu realmente fico feliz por você. Ultimamente estive organizando minha vida, e por este motivo estava sem tempo de acessar a Internet, mas agora que iniciarei o Ano Novo melhor (assim como você) irei aprender cada vez mais aqui, no melhor blog da Internet. 🙂

    Meu caro, saiba que eu sempre irei ver você como um verdadeiro mestre. Muito obrigado, Luis!

    Ah! Assim que voltar à SP, com certeza irei até a livraria para lhe conhecer pessoalmente. Com os meus 21 anos de idade, será meu maior presente. 🙂

    Te desejo muito sucesso em sua nova empreitada. Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

  18. Luis Pellegrini Autor do post

    Obrigado, Margareth! Os bons votos sao recíprocos. Abs. Luis

  19. Diana Ramos

    Boa sorte nesta nova etapa Luis!
    Sem a carapaça vai ficar tão levezinho, mas não fuja viu? Precisamos de voce.
    Recebo o abraço de Natal, retribuo e desejo que pegue muitos sonhos e possa realizar cada um deles em 2011.
    Abraço,
    Diana

  20. tereza

    LUIS, NOSSO MAIS PERFEITO GEMINIANO: UMA AULA VIVA DE ASTROLOGIA…
    PARABÉNS NOVAMENTE PELA “AUDÁCIA” DE RENOVAR, RETOMAR E ESTRUTURAR NOVOS PLANOS.
    ADOREI A FOTO COM VENTOS E CÉUS AZUIS.
    LOGO VOU TE VISISTAR, BJ
    TEREZA

  21. Cláudio Corrêa

    Meu irmão Luís Pellegrini,
    Muda a carapaça, mas sua luz continua a inspirar a quantos daqueles que ousam trilhar o mesmo caminho. Vera Ligia e eu iremos na Pega-Sonho para um abraço de Feliz Ano Novo. Um beijo na alma e outro no coração.
    Cláudio Corrêa

  22. Luis Pellegrini Autor do post

    É isso aí, Sonia. A Livraria Pega-Sonho é da minha irmã Nelma, professora de matemática que também decidiu mudar de carapaça há alguns anos e virou livreira. E agora tenho uma sala na Pega-Sonho, onde você e todos os amigos serão sempre bem recebidos. Assim, quando vier a SP, venha matar saudades: Rua Martinico Prado 372 (Higienópolis), São Paulo. Mas só abre a partir das 13 horas, até as 20H! Abração, ótimas festas, feliz 2011. Luis

  23. Sonia Weil

    Ô, Luís,
    Boa sorte nessa sua nova fase! E nesse seu novo tempo, mais “slow” – pelo que entendi, você escolheu ter mais tempo para curtir a vida, não é? Eu também fiz essa escolha. Ter tempo livre, poder descobrir e seguir o meu próprio ritmo interno, mais do que o dos compromissos externos. Ficar mais antenada comigo e para o que sinto.
    Estar disponível para ir no meu fluxo.
    De volta ao mundo das livrarias? Vou ter de novo uma livraria do Luís para visitar quando for a São Paulo? Oba!!!
    Um Feliz Ano Novo e um Feliz Ano Todo para você!
    Abraço
    Sonia

  24. Luis Pellegrini Autor do post

    Pois é, Rômulo. Parece até de propósito, mas nao é. Só que às vezes essas sincronicidades escondem importancia ainda maior do que as decisoes intencionais. O solstício, originalmente, na astrologia do hemisfério norte, assinala a passagem da sombra para a luz… E por falar nisso, como vai a sua música luminosa? Abraçao.

  25. Luis Pellegrini Autor do post

    Venha quando quiser, Ricardo. E pensar que quando eu te conheci você andava pelos 16 anos e já fazia conferências na sede da Sociedade Teosófica, lá na Praça Clóvis Bevilacqua… O tempo passa, Ricardo, mas os bons amigos permanecem amigos.

  26. ricardo maffia

    Olá Luis;

    Voce é insuperável em tudo o que faz!!!
    Um grande amigo e uma Grande Alma.Irei visitá-lo na Pega-Sonho.

    Abraços,
    Ricardo Maffia

  27. Rômulo Grandi

    Caríssimo Luis,

    hoje é dia de solstício (de verão/de inverno, conforme o hemisfério) – ou seja, um “turning point” na trajetória do Sol: ele atinge um limite e muda de direção no horizonte, mas continua brilhando com a mesma intensidade!

    Você também faz uma mudança de direção na sua vida profissional e, assim como o sol, vai continuar iluminando os caminhos por onde passar – como vem fazendo há tantos anos!

    Espero que aproveite o seu tempo da melhor maneira possível: cuidando de seu bem-estar!

    Seu blog já é um sucesso!

    Muitas bênçãos,

    Rômulo Grandi

  28. Lourdes

    Luis, já estou com saudade de vê-lo ali em sua cadeira de chefe, concentrado, mergulhado em seus textos. Mas a gente sabe que é pra melhor. Vou visitá-lo em sua livraria. Lindo nome: Pega-Sonho! Só vc mesmo poderia pensar num nome desses! Boa sorte, prosperidade e paz para vc meu amigo! Bjo!

  29. Julia Andrade

    Eu quero o mesmo… mudar de carapaça!
    Quando o velho não mais existe mas o novo ainda não é…
    E olha que eu estou longe, bem longe, do Cabo da Boa Esperança (ou das tormentas??) que vc está.
    Longe de ter uma rota desenhada, bonita e cheia de histórias.
    Mas que sua metamorfose inspire a minha, na busca de uma vida assim cheia de significados.
    Escreva sobre isso!!
    beijos
    Julia

Comente