Sopranista, uma voz rara. Radu Marian canta ária de Haendel

O romeno Radu Marian possui uma voz muito rara: é um sopranista. Vamos ouvi-lo aqui na ária “lascia ch’io pianga”, de Haendel, uma obra-prima do canto barroco.

Por: Luis Pellegrini

Sabe o que é um sopranista? É um homem capaz de cantar na mesma tessitura de tons agudos das mulheres sopranos. E o fazem com sua voz natural, e não com as técnicas de falsete. Sopranistas são muito raros, e por isso mesmo muito procurados quando se trata de cantar obras do período barroco executadas, no passado, pelos “castrati” (castrados). Estes, por sua vez, ainda meninos passavam por uma cirurgia quase sempre brutal para a remoção dos seus testículos, o que impedia o amadurecimento da sua voz, mantendo-a aguda. Um sopranista pode cantar todo o repertório dos castrados, mas ele, obviamente, não passou por uma cirurgia. É um homem normal que no entanto possui essa capacidade rara.

O romeno Radu Marian (nascido em 1977) é um dos mais importantes sopranistas existentes hoje no cenário do canto erudito. Ele possui uma voz pura de soprano com um alcance de duas oitavas completas e perfeitamente afinadas (do Dó4 ao Dó6). Especializado em musica barroca, seu repertório inclui um número enorme de cantatas para soprano compostas por compositores como Haendel, Bononcini, Carissimi, Frescobaldi e outros. Marian foi chamado de “Cotovia barroca” pelo jornal italiano Corriere della Sera.

Vamos ouvir Radu Marian na ária barroca “Lascia ch’io pianga”, de Haendel.

Comentários

comentários